TESTE DE MOTORES ELÉTRICOS

Especialistas nas principais Técnicas Preditivas do mercado

Por que realizar testes em motores elétricos é necessário?

Visto que os motores elétricos são elementos essenciais para a execução de vários processos industriais, é fundamental que testes sejam feitos nesses equipamentos, para garantir a eficiência dos sistemas e alcançar um retorno de investimento significativo. Além disso, a implementação dessa técnica preditiva torna-se necessária pois, os motores elétricos consomem boa parte da energia de uma indústria. Por isso, são um alvo importante na busca pela eficiência energética, impactando diretamente sobre a economia da empresa.

Porém, nem todas as falhas em motores elétricos começam pelo consumo excessivo de energia. Muitas vezes, as falhas podem começar no sistema de isolamento dos enrolamentos. Os sinais de que os motores elétricos estão apresentando falhas nos enrolamentos incluem: temperaturas elevadas de operação, excesso de tripping e redução da vida útil do motor. Em um curto prazo estas falhas resultarão na redução da eficiência e aumento nos custos de operação. A longo prazo o resultado será a queima do motor.

Como são feitos os testes?

Para a realização dos testes em motores elétricos, é necessário verificar tanto a entrada de energia elétrica, como a energia mecânica de saída em diversas condições de funcionamento. Essa técnica de manutenção preditiva exige que os técnicos instalem o motor num banco de ensaio para motores, montado-o junto de um gerador ou dinamômetro. O motor testado é ligado à carga por um veio (eixo cilíndrico, geralmente em metal, que transmite energia, potência rotacional ou torque de um motor). Os dados extraídos neste teste permitem o cálculo da energia mecânica, e em alguns casos, incluem a capacidade de medir a energia elétrica, auxiliando no cálculo de eficiência energética.

Quais são os benefícios de se realizar testes em motores elétricos ?

O diagnóstico feito após os testes em motores elétricos permite identificar possíveis falhas nestes equipamentos (não apenas onde falham, mas também de qual forma falham), e planejar com antecedência a substituição de um ou mais motores, antes de uma parada não programada. Além disso, a execução dessa técnica de manutenção preditiva protege o negócio de inúmeras horas de inatividade, previne contra a interrupção dos processos necessários, e permite que a unidade fabril maximize a produção.

Fale com a Semapi

Envie seus dados e conte-nos quais são as soluções Semapi de seu interesse. Teremos o prazer de atendê-lo prontamente.

TRABALHE CONOSCO 

Venha fazer parte da SEMAPI, envie seus dados para: rh@semapi.com.br

ENDEREÇO

Al. Santos, 1787 - Cj. 92
CEP: 01419-100 - São Paulo/SP

CONTATOS

(11) 2144-4306 (Comercial)
(11) 2144-4343 (Usemol)
(11) 2144-4300 (Suporte Mantec)