TERMOGRAFIA

Especialistas nas principais Técnicas Preditivas do mercado

O que é Termografia?

A Termografia ou Inspeção Termográfica é uma técnica de manutenção preditiva, utilizada para medir temperaturas ou observar os padrões de distribuição de calor para que os equipamentos da empresa não sofram danos. O objetivo é obter informações relativas à condição operacional de um componente, equipamento ou processo. Esse conceito consiste na análise pela visão humana do espectro infravermelho, chamado de termograma. As câmeras termográficas têm como função capturar essa luz e identificar o calor da superfície de um objeto, mostrando ao usuário imagens térmicas que, depois, serão usadas para novas inspeções e diagnósticos.

Vantagens

Uma das principais vantagens da inspeção termográfica é a de não necessitar contato físico com o objeto. Isso garante segurança ao técnico que está efetuando a leitura, sem perda de precisão nos registros. Além disso, a termografia elimina a necessidade de interromper o processo de produção para a realização das análises, minimiza a necessidade de realizar a manutenção corretiva, diminui o consumo de energia elétrica, maximiza a vida útil do equipamento, aumenta a produtividade da indústria, aumenta a eficiência dos programas de manutenção preditiva, reduz o estoque de peças sobressalentes, e evita os riscos de incêndio

Aplicações

A Inspeção Termográfica é muito popular para empresas dos mais diversos setores e contribui para aumentar a eficiência e segurança de equipamentos e máquinas. Entre as diversas aplicações, a termografia é muito utilizada na área eletroeletrônica para fazer análises de circuitos em geral, quadros de energias de média e baixa tensão, linhas de alta tensão, subestações, cabines de entradas de energia, instalações elétricas, e nobreaks. Também podem ser usadas na área mecânica, em equipamentos dinâmicos e estáticos.

Construção Civil: a inspeção termográfica pode ser aplicada na avaliação do isolamento térmico de edifícios e residências, infiltração de umidade, vazamentos, sistemas de aquecimento e resfriamento de ambientes, análise de pontes e edificações de concreto.

Indústria Automobilística: a termografia é aplicada no estudo do comportamento de pneumáticos, desembaçadores de para-brisas, em freios e em sistemas de refrigeração veicular.

Transportes: essa técnica pode ser aplicada no estudo do comportamento de rodas de composições ferroviárias, esforço aplicado nos trilhos, sistemas de freios, refrigeração, equipamentos fixos e de via permanente.

A Inspeção Termográfica também é utilizada em diversas outras aplicações, como: análise da umidade do solo na agricultura, localização de falhas em cabos de alimentação e comunicação, verificação de linhas de transmissão de energia, detecção de vazamentos e incrustações em tubulações, monitoramento do feixe de lasers, inspeção de embarcações, localização de pessoas por exércitos, forças de segurança pública e empresas de vigilância, medição de nível de tanques, qualidade de processo e prevenção e extinção de incêndios.

Case de Sucesso

Confira nosso caso em que uma Inspeção Termográfica evitou uma parada corretiva de 12 horas

Fale com a Semapi

Envie seus dados e conte-nos quais são as soluções Semapi de seu interesse. Teremos o prazer de atendê-lo prontamente.

TRABALHE CONOSCO 

Venha fazer parte da SEMAPI, envie seus dados para: rh@semapi.com.br

ENDEREÇO

Al. Santos, 1787 - Cj. 92
CEP: 01419-100 - São Paulo/SP

CONTATOS

(11) 2144-4306 (Comercial)
(11) 2144-4343 (Usemol)
(11) 2144-4300 (Suporte Mantec)