LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL

Especialistas nas principais Técnicas Preditivas do mercado

O que é um Lubrificante Industrial?

O lubrificante industrial, conhecido popularmente como óleo ou graxa, tem como função reduzir o atrito entre as superfícies em contato, proteger os componentes de máquinas e equipamentos de fatores prejudiciais à sua durabilidade, e facilitar a limpeza e manuseio, evitando o desgaste prematuro das peças. É importante lembrar que, cada aparelho industrial exige um tipo diferente de lubrificante, o que inclui: graxas, lubrificantes sintéticos, semissintéticos, minerais ou biodegradáveis. A lubrificação industrial garantirá a integridade dos componentes, contribuindo para o funcionamento de todo o conjunto. Muitas vezes, o desgaste e a perda de equipamentos industriais podem ser associadas à má aplicação de lubrificantes. Por isso, é fundamental que os responsáveis pela área de manutenção estejam constantemente atentos aos sistemas de lubrificação.

Como a Lubrificação Industrial é feita:

A lubrificação industrial é uma técnica de manutenção preditiva que consiste em aplicar fluidos lubrificantes entre as partes móveis de uma máquina. Assim, é muito importante que a escolha do lubrificante seja feita de maneira criteriosa, levando em conta os aspectos técnicos do equipamento. Além disso, é necessário monitorar as alterações de temperatura, ruídos altos, vibrações exageradas, vazamentos, ou qualquer outro tipo de comportamento atípico, e verificar as propriedades químicas e físicas dos lubrificantes, para evitar problemas causados pelo acúmulo de impurezas produzidas pelo funcionamento da própria máquina.

A Importância da Lubrificação Industrial

A lubrificação industrial é importante para que a fricção das máquinas seja reduzida, diminuindo os desgastes da peça. Quando isso ocorre, o calor produzido também diminui. É importante destacar que, todo tipo de equipamento industrial precisa de uma lubrificação eficaz, já que essa é a melhor forma de manter os componentes seguros. Outro papel importante da lubrificação industrial, é evitar a entrada de impurezas nos mancais, protegendo contra a corrosão e transmitindo força e movimento aos cilindros hidráulicos. Além disso, a lubrificação industrial é uma das melhores maneiras de aumentar a vida útil das máquinas e equipamentos. Por esses e outros motivos, ela tornou-se uma técnica de manutenção extremamente importante para o desenvolvimento do processo industrial.

Fale com a Semapi

Envie seus dados e conte-nos quais são as soluções Semapi de seu interesse. Teremos o prazer de atendê-lo prontamente.

TRABALHE CONOSCO 

Venha fazer parte da SEMAPI, envie seus dados para: rh@semapi.com.br

ENDEREÇO

Al. Santos, 1787 - Cj. 92
CEP: 01419-100 - São Paulo/SP

CONTATOS

(11) 2144-4306 (Comercial)
(11) 2144-4343 (Usemol)
(11) 2144-4300 (Suporte Mantec)