EMISSÃO ACÚSTICA

Especialistas nas principais Técnicas Preditivas do mercado

O que é Emissão Acústica?

A inspeção por emissão acústica é uma técnica preditiva que permite detectar falhas através da análise de ondas sonoras emitidas por um sistema industrial, sem a necessidade de desmontá-lo. Através dela, é possível identificar possíveis defeitos onde as tensões estão mais concentradas. As ondas sonoras emitidas podem estar diretamente relacionadas ao aparecimento de trincas, corrosão, deformação plástica, deformação elástica e vazamentos nos equipamentos.

Como a inspeção por Emissão Acústica é realizada?

A inspeção é baseada na detecção de ondas acústicas que são capturadas por transdutores posicionados na superfície dos equipamentos. Por meio desta técnica, é possível verificar a propagação de descontinuidades internas ou na superfície, e diagnosticá-las com base no tempo de encontro entre as ondas sonoras e os sensores. Porém, os resultados obtidos por meio de emissão acústica não devem ser utilizados para determinar o tipo ou tamanho das descontinuidades em um sistema industrial, mas sim, para avaliar a evolução das descontinuidades quando submetido a esforços programados.

 

Quais são os benefícios? 

Entre os muitos benefícios de se implementar a inspeção por emissão acústica, podemos citar a facilidade de aplicação da técnica, o baixo custo de investimento, e a possibilidade de realizar os ensaios nos equipamento em operação sem a necessidade de interromper o seu funcionamento. Além disso, a técnica permite avaliar grandes áreas de inspeção, normalmente inacessíveis por outros métodos, sendo ideal para diagnosticar sistemas de grande porte, em tempo real.

Aplicações

A aplicação da emissão acústica é muito ampla no que se refere à manutenção. Essa técnica pode ser usada nos mais diversos segmentos da indústria, entre eles: o setor alimentício, metalúrgico, têxtil, petroquímico, automotivo, eletrônico, e aeroespacial. Entre as aplicações mais específicas, podemos mencionar a emissão acústica em tanques, tubulações aéreas e enterradas, vasos de pressão, equipamentos de plástico reforçado com fibra de vidro, transformadores, cestas aéreas, na avaliação de viadutos e estruturas de concreto, em pontes rolantes, empilhadeiras, caldeiras, e equipamentos ferroviários.

Fale com a Semapi

Envie seus dados e conte-nos quais são as soluções Semapi de seu interesse. Teremos o prazer de atendê-lo prontamente.

TRABALHE CONOSCO 

Venha fazer parte da SEMAPI, envie seus dados para: rh@semapi.com.br

ENDEREÇO

Al. Santos, 1787 - Cj. 92
CEP: 01419-100 - São Paulo/SP

CONTATOS

(11) 2144-4306 (Comercial)
(11) 2144-4343 (Usemol)
(11) 2144-4300 (Suporte Mantec)