BALANCEAMENTO DE ROTORES

Especialistas nas principais Técnicas Preditivas do mercado

O que é o Balanceamento de Rotores?

Rotores são peças fixadas em um eixo, que correspondem à parte rotativa da máquina, ou seja, é a parte do motor que vai girar. Em cada campo de aplicação, o rotor receberá um nome específico, de acordo com a sua função. Porém, o seu objetivo será sempre o mesmo: girar em um eixo. O balanceamento de rotores permite equilibrar as forças causadas pelo desgaste natural ou pelo processo de fabricação em máquinas e equipamentos com sistema operacional mecânico. Entre eles, estão inclusos: ventiladores, sopradores, motores, polias, rolos de esteiras, centros de usinagem, placas de tornos e rolos secadores. Essa técnica de manutenção é necessária para evitar problemas como a diminuição da vida útil do maquinário, perda de eficiência na produção, aumento de refugos, vibração e ruídos.

Como é feito o Balanceamento de Rotores?

O serviço de balanceamento de rotores é feito por profissionais qualificados, podendo ser executado em campo ou em bancada. No entanto, boa parte da empresas optam por aplicar a técnica em campo, visando a economia de custos com desmontagem e transporte. Os técnicos utilizam equipamentos próprios para medição, que identificam com precisão o nível de desbalanceamento. O balanceamento de um rotor pode ser feito em um plano, ou seja, levando em consideração apenas uma face, quando os rotores são estreitos, ou em duas faces, verificando os extremos laterais da peça. Porém, como cada rotor possui funcionalidade e desenho específico, ele pode ter restrições quanto ao plano de correção. No caso de alguns rotores, não é possível conseguir o balanceamento na primeira vez. Por isso, é necessário acomodar a peça na máquina, e depois, verificá-la na balanceadora novamente, para se obter a leitura correta do desbalanceamento. Em qualquer um dos casos, deve-se considerar sempre o fator de segurança. Se for adicionado peso, a solda deve ser bem aplicada, lixando e limpando bem o local da aplicação. No caso de retirar peso, é muito importante verificar a estrutura do local para que não ela enfraqueça. De modo geral, em qualquer balanceamento, o conhecimento da aplicação do rotor é essencial para que a correção seja feita corretamente.

Benefícios

Existem muitos benefícios resultantes de se implementar o serviço de balanceamento de rotores em uma rotina de manutenção. Essa técnica é fundamental para aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos, pois evita falhas e desgastes prematuros em peças e componentes importantes. O balanceamento também reduz o ruído e a vibração, e confere segurança e confiabilidade ao maquinário, permitindo sua operação em máximo desempenho. Além disso, os custos com intervenções serão reduzidos gradualmente e as paradas não-programadas serão evitadas.

Fale com a Semapi

Envie seus dados e conte-nos quais são as soluções Semapi de seu interesse. Teremos o prazer de atendê-lo prontamente.

TRABALHE CONOSCO 

Venha fazer parte da SEMAPI, envie seus dados para: rh@semapi.com.br

ENDEREÇO

Al. Santos, 1787 - Cj. 92
CEP: 01419-100 - São Paulo/SP

CONTATOS

(11) 2144-4306 (Comercial)
(11) 2144-4343 (Usemol)
(11) 2144-4300 (Suporte Mantec)