Que a vibração é uma característica presente em todas as máquinas industriais isso a gente já sabe. Devido a rotação de seus componentes, um equipamento em pleno funcionamento tem um padrão de vibração aceitável, que demonstra que tudo está funcionando perfeitamente.

O problema é quando esta vibração passa a oscilar além do aceitável, indicando desgastes de seus componentes ou a eminência de uma falha, exigindo ação imediata da equipe de manutenção. A indústria papeleira já tem a cultura de utilizar a análise de vibração, técnica preditiva importante que detecta estas oscilações, mas nem sempre a análise espectral é o suficiente para eliminar a possibilidade de quebras precoces e paradas não programadas do equipamento.

Experiência do técnico

Para identificar as variações aceitáveis ou não de uma máquina de papel, o técnico deve ter experiência no equipamento, entender cada ponto crítico e o seu funcionamento completo da máquina. Técnicos que apenas coletam dados, abastecem o sistema e não sejam capazes de prever a performance do ponto analisado não serão decisivos na hora de prever uma quebra prematura.

Cobertura dos pontos críticos

Todos os rolos, mancais, ventiladores, rolamentos, motores elétricos e eixos devem ser previstos nas rotas de inspeção de análise de vibração. Dessa forma teremos a cobertura plena dos pontos críticos que ocasionam a parada de produção. Assim como falamos acima da experiência do técnico, as vibrações padrão de cada ponto deve ser levantada de forma individual, pois componentes idênticos em etapas diferentes da máquina podem ter padrões diferentes, por isso a experiência e o histórico de vibração são vitais para uma análise perfeita do espectro.

Conhecer a fundo as características dos equipamentos que estão sendo analisados é ponto de partida para uma manutenção preditiva assertiva e com foco em resultados. Você sabia que a Semapi tem experiência de mais de 30 anos no segmento e já inspecionou mais de 90% das máquinas de papel do mercado brasileiro? Pois é, se a experiência no segmento é decisiva para sua produtividade, imagine o que a Semapi pode fazer pela sua indústria.