ANÁLISE DE VIBRAÇÃO

Especialistas nas principais Técnicas Preditivas do mercado

O que é Análise de Vibração e como funciona?

A análise de vibração é uma técnica de manutenção preditiva, que tem como foco identificar possíveis falhas nos componentes móveis inseridos em uma máquina. Esse diagnóstico leva em consideração o nível vibracional característico de cada componente.

Geralmente, o processo é realizado com a ajuda de equipamentos eletrônicos, como sensores, que são estrategicamente posicionados em máquinas e equipamentos, para coletar informações que auxiliam a diagnosticar possíveis falhas de desbalanceamento, folgas mecânicas, eixos empenados, defeitos em rolamentos, problemas na lubrificação, falhas elétricas, engrenagens defeituosas ou desalinhamentos.

Na prática, a análise ocorre por meio de medições periódicas de um ou mais parâmetros, e a comparação com dados referentes à capacidade de cada elemento da máquina avaliada. Assim, caso a vibração esteja distante dos parâmetros ideais, é possível identificar o momento exato para substituir os componentes e avaliar a vida útil de cada elemento.

Qual a importância da

Análise de Vibração?

Embora a maioria das máquinas e equipamentos emitam certo nível de vibração enquanto estão funcionando, com essa técnica preditiva é possível identificar se essa vibração está ou não relacionada a algum defeito. Isso, porque cada componente possui diferentes tipos de vibração. Assim, podem ser identificados e avaliados isoladamente.

Além disso, a análise de vibração quando aplicada, contribui para a economia de energia, o prolongamento da vida útil dos componentes, a redução nos custos de manutenção, a otimização na quantidade de intervenções de manutenção, o aumento da disponibilidade dos equipamentos, a ampliação da confiabilidade operacional e a redução no curso de conversão. Com isso, é possível eliminar o desperdício e diminuir o volume de peças em estoque. De fato, a análise de vibração é uma técnica que oferece um excelente custo-benefício, e é uma poderosa aliada no monitoramento de máquinas e equipamentos.

Aplicações

A aplicação dessa técnica de manutenção preditiva permite identificar e acompanhar o desenvolvimento de falhas nos componentes de máquinas e equipamentos, tais como: rolamentos deteriorados, engrenagens defeituosas, acoplamentos desalinhados, rotores desbalanceados, eixos deformados, folgas excessivas em buchas, problemas aerodinâmicos ou hidráulicos, e desbalanceamento de rotores de motores elétricos.

Fale com a Semapi

Envie seus dados e conte-nos quais são as soluções Semapi de seu interesse. Teremos o prazer de atendê-lo prontamente.

TRABALHE CONOSCO 

Venha fazer parte da SEMAPI, envie seus dados para: rh@semapi.com.br

ENDEREÇO

Al. Santos, 1787 - Cj. 92
CEP: 01419-100 - São Paulo/SP

CONTATOS

(11) 2144-4306 (Comercial)
(11) 2144-4343 (Usemol)
(11) 2144-4300 (Suporte Mantec)