Fazer com que a indústria papeleira entre na era da Manutenção 4.0 requer um novo perfil profissional, além da modernização das técnicas de inspeção e sistemas de gestão. Opções não faltam e os investimentos são baixos. Automatizar a manutenção industrial é a primeira etapa, a partir daí entram em cena conceitos como IoT (internet das coisas) e big data, análise inteligente da massa de dados gerados em todo processo.

Sensores

Sensoriamento remoto é o estágio inicial da manutenção preditiva na nova era 4.0. Maior precisão dos dados coletados, monitoramento em tempo real e análise de vibração e temperatura em um único sensor. São vários benefícios, mas o principal é o baixo custo de implantação com melhoria gigantesca na coleta de dados, além de diminuir a periodicidade e garantir um histórico mais rico e confiável para análises futuras do desempenho do equipamento.

Sistemas de gestão de preditiva

Os dados captados pelos sensores fixos e pelas coletas físicas de preditiva são integrados a um sistema de gestão preditiva inteligente que analisa cada dado, emita alertas e alarmes, e possibilita uma gestão mais visual com dashboards e informações para tomada de decisão. Além de disparar automaticamente ordens de serviço para equipe interna ou de terceiros e solicitar compras de peças sobressalentes.

Automação de compras e gestão de estoque de manutenção

O último estágio automatizado é a gestão de contratos de terceiros, emitindo automaticamente as ordens de serviço, sem intervenção humana e cumprindo os contratos e acordos disponíveis em um sistema de automação de compras. Além disso o sistema detecta a necessidade de reposição de peças, acionando os fornecedores do mercado, avaliando as condições comerciais e emitindo as ordens de compra, agilizando todo processo, reduzindo custos e otimizando estoques.

A Semapi dispõe de todo portfólio de tecnologia para colocar sua manutenção na era 4.0. Desde os sensores wireless, passando pelo sistema de gestão de manutenção com análise online da condição do equipamento, até sua integração com um sistema de suprimentos capaz de automatizar sua gestão de peças de reposição. Fale com um consultor Semapi e entenda como podemos colocar sua manutenção em outro patamar de automação e inteligência.